SIMBOLOGIA DO ESCOTISMO

SIMBOLOGIA ESCOTISMO

O Sinal Escoteiro é composto por três dedos esticados, sendo que os dois abaixados são o mínimo e o polegar, esse repousa sobre o primeiro.

O Sinal é utilizado exclusivamente na Promessa Escoteira.

MISSÃO E VISÃO DO G.E K2

UM PROJETO LEGAL MUITO LEGAL

TORNE-SE UM ESCOTEIRO

Flor-de-lis

flor-de-lis é o símbolo do escotismo mundial, a origem deve-se a utilização da mesma em cartas náuticas representando o norte com a sua ponta, assim como uma rosa dos ventos, além de ser o símbolo da monarquia francesa desde o século XII.

Baden-Powell então a escolheu como representação do movimento que ele criara, pois idealizava a direção que o escotismo seguiria desde então, a flor-de-lis para os franceses também representava pureza de espírito, luz e perfeição, atributos incorporados no escotismo até os dias de hoje.

Chapéu e Lenço escoteiro

Tal como Frederick Russell Burnham, Baden-Powell era um batedor militar.

Depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, Burnham introduziu Baden-Powell ao ponto de ebulição a maneira do Oeste americano e do woodcraft, e aquí que ele usou seu chapéu Stetson e Lenço escoteiro pela primeira vez.

Hoje em dia, o uso das cores dos lenços é diferente entre associações e países, mas a honra que lhe devemos será sempre igual.

Usado geralmente em cerimônias, o lenço é enrolado, colocado ao redor do pescoço e então preso com um anel.

Cada organização escoteira tem liberdade para definir as cores e o emblema de seu lenço. É uma tradição em acampamentos e eventos ao redor do mundo trocar lenços com outros escoteiros, sendo que alguns chegam a formar verdadeiras coleções.

Aperto de mão

Diferente do habitual aperto com a mão direita, o escoteiro se cumprimenta com a mão esquerda, devido a uma passagem vivida por Baden-Powell, aonde o chefe de uma tribo indígena estende a mão esquerda, com o argumento de que para tal ele tem de largar o escudo, depositando toda sua confiança no outro, mesmo que este seja seu adversário.

Sinal escoteiro

Com os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escoteira (DeusPátria e o Próximo), e o polegar se sobrepondo ao mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco.

Saudação escoteira

Em todas as esferas, todos os membros do movimento escoteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saúdam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar.

A saudação também é realizada para cumprimentar autoridades, durante cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.

A posição dos dedos, é a do sinal escoteiro, mas ligeiramente de lado a frente da testa.

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Sempre Alerta

Oiê… tudo bem? Fique ligado pois estamos preparando uma super loja para que você possa aproveitar momentos incríveis aqui no Grupo Escoteiro K2

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Pular para o conteúdo